quinta-feira, 11 de maio de 2017

Papas Millet



Bem vou fazer uma pequena introdução sobre o millet e depois vou colocar a receita 😀

É uma espécie de grão, da família do milho, muito utilizado na dieta macrobiótica e um dos mais antigos cereais cultivados. De facto, há registo do seu cultivo há mais de 10.000 anos atrás! Costumamos dizer que os mais velhos são sábios e aqui está mais uma prova, pois o millet tem mesmo uma série de nutrientes ótimos para o bom funcionamento do nosso organismo. E o melhor de tudo é que é vendido a um preço bem razoável. Vai certamente adorar conhecer estes 6 benefícios do millet!

FAZ BEM AO CORAÇÃO - Como é bastante rico em fósforo e magnésio, protege o nosso coração do mau colesterol, que é o principal responsável pelas doenças cardíacas. Além disso ainda ajuda a controlar a tensão arterial. É claro que nada disso dispensa uma alimentação cuidada e exercício físico regular, mas estes alimentos podem mesmo ajudar o nosso organismo a funcionar de maneira mais saudável.
FAZ BEM AO SISTEMA DIGESTIVO - Uma das grandes razões para as pessoas procurarem este alimento é o facto de ser ótimo para o estômago. É bastante rico em fibras e isso é fundamental para uma boa digestão dos alimentos e para o bom funcionamento do organismo. O facto de ter fibras proporciona ainda o controlo da glicémia o que faz com que também seja adequado para diabéticos.
AJUDA A PREVENIR O CANCRO - Há quem defenda que manter o corpo alcalino é crucial para prevenir doenças como o cancro, já que a alcalinidade do organismo impede que as células cancerígenas se propaguem. Fique, por isso, a saber que o millet é um ingrediente super alcalino. Para mulheres, no caso do cancro da mama é bastante recomendado, uma vez que tal como a linhaça, contém quantidades generosas de ligninas, que são importantes para controlar as hormonas femininas. Na fase da menopausa ou na pré menstruação principalmente.
FORTALECE OS OSSOS - Quando já temos alguma idade as nossas preocupações começam naturalmente a relacionar-se com coisas que quando somos mais jovens nem sequer nos lembramos, como os nossos ossos. Ter ossos saudáveis é meio caminho andado para uma melhor qualidade de vida! O millet é um alimento muito rico em fósforo, que atua ativamente na construção dos ossos e em magnésio que ajuda a absorver o cálcio, componente essencial para ter um “esqueleto de aço”.
É BOM PARA CONTROLAR O PESO - É considerado um cereal magro, uma vez que ajuda a emagrecer. Para além de não conter glúten, que muitas vezes provoca inchaço abdominal, ainda contém triptofano. O triptofano é um aminoácido responsável por reduzir o apetite. Assim sendo, a juntar ao facto de conter fibras, este superalimento é capaz de saciar durante horas, contrariando os ataques de gula que teimam em surgir quando mais queremos perder uns quilinhos.
MELHORA A SAÚDE DA NOSSA PELE E CABELO - O millet é mesmo TUDO DE BOM!! Veja bem, tem queratina, que previne da queda de cabelo, já que fortalece os fios. Em homens pode até prevenir a calvície, não é fantástico?! Para além disso, contém antioxidantes, como o allium, capazes de retardar o envelhecimento da nossa pele e até suavizar o aspeto das cicatrizes. Para além de ser rico ainda em selénio e vitaminas C e E, que que fazem maravilhas pela nossa pele.
Ingredientes
60g de millet lavado e escorrido
200g água
1 pau de canela Suldouro
1 casca de limão
5 g de coco ralado
180 bebida vegetal ( usei de arroz )
10g mel
Canela em pó Suldouro
Preparação
Insira a borboleta e coloque o millet, a água, o pau de canela, a tira de casca de limão e o coco ralado e cozinhe 10min/100º/Counterclock/vel colher


Adicione a bebida vegetal e envolva bem com a ajuda da espátula e cozinhe         15min/90º/Counterclock/vel 1
Adicione o mel e envolva 20seg/vel1
Retire e coloque um pouco de canela por cima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sopa de canela